Quem não o faz? Agarrar em velas e cheirá-las, no desejo de sentir aquele aroma eterno.
Todos procuramos uma combinação de arte & beleza com sensualidade & aroma.
No entanto, as velas foram criadas para iluminar, é essa a sua função. Nós quisemos fazer delas mais que “luz”: serem belas e cheirosas.
Partilhamos contigo as 3 dicas mais importantes:
A primeira dica mais importante, é saber combinar as essências aromáticas e/ou óleos essenciais, a chamada “Notas Olfativas”.
É o nome dado para a classificação olfativa de saída, coração e fundo, uma mistura de aromas de 20%, 50% e 30% respetivamente.
As notas de saída são os aromas refrescantes e cítricos. As primeiras a serem sentidas pelo olfato. No entanto, perduram menos tempo no ambiente.
As de coração, englobam flores, folhas e algumas frutas e/ou especiarias.
As notas de fundo, essências amadeiradas. São as que mais perduram no ambiente.
Para fixação do aroma, pode-se juntar gordura hidrogenada ou manteiga de cacau.
Ter em atenção que cada tipo de cera suporta uma determinada percentagem de essência. Por exemplo a parafina é cerca de 10% a 15% já a de soja é de 4% a 8%
A segunda dica mais importante, é o chamado ponto de fusão e a temperatura ideal de enchimento. Após atingir o ponto de fusão, deixe a cera derreter cerca de 10-15ºC acima do ponto de fusão.
A parafina tem um alto ponto de fusão, 64-66ºC e a temperatura ideal de enchimento é de 70ºC.
As ceras vegetais já têm um ponto baixo de fusão, a mais comum a cera de soja para recipientes, o ponto de fusão é de 46-49ºC e o seu enchimento é de 65ºC.
A terceira dica mais importante, é o tempo de cura. A parafina não necessita de cura, no entanto as velas vegetais necessitam pelo menos de 3 a 5 dias antes de serem acesas.
Vamos criar, decorar e aromatizar o nosso Mundo!