E a quem já não aconteceu, o pavio da vela apagar-se sozinho?
Sem complicações e sem culpas: calma, inspira, respira, vamos te dar uma dicas.
Tunneling, é o termo usado quando a vela parece que faz um túnel no copo de cera. É uma característica comum e pode ocorrer em qualquer tipo de vela. O pavio afoga-se e não existe espaço entre a cera e o pavio para a chama respirar.
A primeira queima é a mais importante. A vela tem uma espécie de memória de cera, e uma vez criado um padrão de queima, torna-se difícil mudar a sua "rotina". Na primeira queima dá tempo à tua vela para ela criar uma piscina de cera derretida a toda largura. Dependendo do tamanho da vela, pode precisar de pelo menos 1hora.
Pavio de tamanho inadequado. Muito comum em velas artesanais, feitas em casa, por falta de planejamento e de testes de queima. É preciso medir o diâmetro do copo para escolher o pavio adequado, conhecer como queima a cera e testar vários pavios.
Se fizeste bem a primeira queima, mas a vela faz tunneling, é necessário podar o pavio! A chama não pode passar 1 cm de altura, e o pavio precisa no mínimo de 7mm para continuar a queima.
Pavio curto de mais. Podes usar a técnica forninho. Enrola papel de prata à volta do copo da vela, e deixa queimar pelo menos durante 3 horas, de forma que a piscina desapareça e toda a cera à volta esteja derretida.
Poderá ser necessário nivelar a cera, para isso deves retirar a cera da superficíe até que o pavio esteja pelo menos 8mm acima da cera. Podes reservar a cera retirada para uma nova utilização.
Nunca desistas da tua vela. Cuida dela com carinho, porque ela irá acender e fazer-te relaxar com a sua chama.
beijinhos
da equipa da Cabaz das Prendas
Últimos Artigos
-
07-02-2025
E a quem já não aconteceu, o pav...
-
23-07-2024
Quem não o faz? Agarrar em velas e ch...